TAÇA BRASIL SUB-15/2011

TAÇA BRASIL SUB-15/2011
MUITO OBRIGADO OBRIGADO A TODOS!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fragmentação de uma ação ou manobra

Bem, falando sobre treinamentos hoje quero postar aqui sobre a questão da FRAGMENTAÇÃO DA AÇÃO, isso seria você pegar a movimentação, a jogada ou algo similar e fragmentar todos os passos para o sucesso dela. O que acontece muito é o técnico chegar no treinamento e querer colocar uma jogada logo de cara para a equipe e quer exigir dos atletas que toda complexidade da jogada seja executada com perfeição o mais rápido, assim acaba "robotizando" os atletas que na hora do jogo somente irão repetir os movimentos e ações treinadas, sem outras possibilidades, porque foram condicionados a isso.
A fragmentação vem para fazer com que o atleta entenda o movimento, pense em possíveis alternativas, algo assim. O que acontece nesta ação é simplesmente o treinador colocar o atleta para fazer cada um dos movimentos separadamente, sem estar com a bola, somente para que ele memorize e armazene a informação para que na hora da execução possa realizar da melhor maneira possível.
Um exemplo disso é como se fosse uma jogada de lateral que você tem o jogador que executa a reposição e a movimentação dos outros jogadores, assim podemos pegar por posição e desenvolver o trabalho fragmentado, ou seja, o movimento é desenhado do ponto de inicio ao ponto final da movimentação dentro da jogada, então será executado somente aquele movimento ex: ATLETA 01: “Está na Ala Oposta, faz uma corrida em diagonal para o fundo da quadra”, todos os atletas irão realizar repetidas vezes este movimento separadamente. ATLETA 02: “Esta centralizado na quadra ofensiva, irá correr até a marca do pênalti e trocar de direção para ir ao encontro da bola, depois corre para o centro da área”. ATLETA 03: “O atleta se encontra do mesmo lado da bola e fará uma corrida para o lado oposto da quadra até chegar à ala”. ATLETA 04 “Está no local onde seria a cobrança do lateral, faz uma corrida até onde estava o atleta 02, simulando que ele receberia um passe ‘pisado’ deste, indo de encontro a bola”. Observação: É uma jogada apenas ilustrativa, somente um exemplo de movimento.
Então o que quero deixar claro é que cada um destes movimentos inicialmente seriam trabalhados separadamente para que fossem memorizados, após isto todos os atletas poderiam entrar em qualquer posição que saberão qual o movimento a ser realizado, agora depende apenas de acertar o tempo de jogada. Enfim, isto é mais fácil para o entendimento do atleta e facilita o trabalho da comissão para novas criações, dentro destas movimentações poderão sair inúmeras variações principalmente com a ajuda dos atletas, pois como está no post anterior, precisamos fazer nossos atletas pensar no jogo, não apenas no movimento repetido.
Finalizando, fica ai a dica para quem quer fazer render os treinamentos e evitar os desgastes inúmeros das correções que são feitas por causa de uma corrida errada, um movimento invertido, etc. Na hora da execução da jogada. Obrigado a todos!
Postado por Samuel em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário