TAÇA BRASIL SUB-15/2011

TAÇA BRASIL SUB-15/2011
MUITO OBRIGADO OBRIGADO A TODOS!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A importância da tomada de decisão num jogo de Futsal

A importância da tomada de decisão num jogo de Futsal

Sabemos que um jogo de futsal, é uma actividade com um tipo de esforço intermitente e com um dinâmica muito particular, existindo no decorrer do jogo uma constante mutação das diversas situações. Hoje em dia ouvimos falar muito em modelos de jogo, incluído os sistemas ofensivos e defensivos x e y, com esquematização de jogadas e estratégias de cantos, foras, livres, etc mas muitas vezes esquecemos-nos de que o futsal em um jogo em constantes alterações e que numa mesma situação, as coisas são diferentes, ora porque um jogador já se posicionou de outra forma, ora por o outro optou por outro tipo de acção. Onde quero chegar? A verdade é que é importante as equipas possuírem os seus modelos e sistemas de jogo para uma melhor organização, mas agora estes tem de ter a capacidade de serem mutáveis consoantes as várias situações que aparecem durante o jogo, e dai provem a capacidade de tomada de decisão por parte do jogador. Na minha opinião um bom jogador é aquele que consegue ler a situação de jogo e tomar a melhor opção e a mais vantajosa, ao invés daquele que mecaniza em vez que entender.

Sou apologista que uma equipa apresente as movimentações padrões de forma a equipa saber o que anda a fazer, mas o mais importante é dar armas (várias opções) aos jogadores de forma a estes poderem decidir qual delas ser a melhor naquela circunstância. Um exemplo prático: 1ª movimentação é um diagonal com o pivot a fazer a busca ao meio, o ala que recebe a bola tem a opção de fazer uma tabela simples com o pivot ou de jogar na diagonal ou ainda de virar o jogo para o ala contrário para este jogar no fixo que saio na diagonal. Ainda pode acontecer o pivot não optar por pedir a bola no meio e sai imediatamente na paralela. Ou seja, a movimentação padrão é a mesma, mas o jogadores sabem que tem 4 opções de sair a jogar e de se movimentar a partir da tomada de decisão do jogador da bola.

O que acontece muitas vezes é as equipas terem as movimentações muito definidas e uma equipa que saiba defender só cai nela à 1ª vez, porque da 2ª já vai tentar eliminar a acção, e a equipa que ataca já está rotinada a fazer aquilo que mesmo que a linha de passe esteja cortada, tenta meter lá a bola na mesma.

Por exemplo em Espanha , que é certamente o melhor campeonato do mundo de futsal, todos os treinadores e equipas treinam muita a tomada de decisão dos jogadores, dando uma enorme importância a este factor.

Nuno Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário