TAÇA BRASIL SUB-15/2011

MUITO OBRIGADO OBRIGADO A TODOS!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

DIÁRIO DE UMA TAÇA BRASIL

TAÇA BRASIL SUB-15/2011
                                                                         (PARTE II)

A COMPETIÇÃO

Segunda-feira 04/04, dia da estreia, acordamos as 8 da manhã para tomarmos aquele café e as 9:00 saímos para fazermos um leve treino no local da competição, chegando lá tivemos um breve contato com a delegação do TOP SPORT equipe local, fomos muto bem recebidos e partimos para o treino após o treino deles.

Retornamos para o hotel, por volta das 11 horas e logo após saímos para almoçar, retornamos ao hotel as 13:00hrs e a ansiedade aumentado a cada minuto.
Era dia da apresentação de todas as delegações, nossa estreia foi contra SUMOV no segundo jogo do dia e que estreia 6 x 0 e alívio geral pela primeira vitória e a boa atuação.
Voltamos para o hotel e as 19:00 fomos jantar para as 20:30 voltarmos para o hotel,afinal, precisamos ver o vídeo do jogo ,fazermos uma analise junto com toda comissão para no dia seguinte mostrarmos aos atletas.

Na terça dia 05/04 foi nossa folga e ai deixamos os jogadores acordarem um pouco mais tarde e a única atividade do dia foi uma caminhada no belo parque existente no centro da cidade que muito nos lembra a QUINTA DA BOA VISTA.
Já na parte da tarde, fui assistir aos jogos da rodada e tive o prazer de assistir ao belo jogo entre TOP SPORT X PAYSANDU, os jogadores ficaram no hotel tentando descansar, afinal manter jogadores de 14/15 anos dentro de um hotel é zona na certa.

ANDRÉ, MARCINHO E ALAN

Quarta-feira dia 06/04 jogamos contra o IRAPURU/MT que na estreia foi goleado pelo TOP SPORT e no jogo seguinte empatou com a SUMOV.
Chegamos para esse jogo como o grande favorito após uma estreia de gala, mas favoritismo não ganha jogo.
Iniciamos o jogo de forma lenta, sem a mesma pegada do primeiro jogo e fomos castigados com um gol que saiu justamente de uma falha em função da desatenção que tomou conta de nossa equipe nos minutos inicias.
Voltamos para o segundo tempo um pouco mais concentrados e conseguimos a virada, finalizamos demais, foram 48 chutes a gol sendo que 36 acertaram o gol obrigando o ótimo goleiro do UIRAPURU a fazer grandes defesas.
No final 2x1 CASA DE ESPANHA/BOTAFOGO .

Quinta-feira 07/04, o fatídico dia do massacre em realengo nos pegou de surpresa no café da manhã.
Não acreditamos no que passava na televisão, saímos para o treino matinal com aquelas imagens na cabeça, voltamos do almoço e após um breve descanso partimos para um novo confronto,dessa vez o adversário seria a difícil e talentosa equipe do PAYSANDU.
Chegando ao ginásio,fomos surpreendidos com uma faixa de apoio e solidariedade as famílias do massacre de realengo, sinceramente, percebia que algo não estava legal, os jogadores mais tensos do que a estreia.
Não queria acreditar que eles estivessem ficado tão impressionados quanto eu fiquei, eu particularmente não parava de pensar no meu filho,enfim, tínhamos mais um adversário pela frente e precisávamos estar concentrados para essa difícil partida.
Eu já tinha visto o jogo de estreia deles e fiquei bem impressionado com a qualidade técnica de alguns jogadores,portanto, todo cuidado era pouco.
Como em todas as partidas iniciamos com uma forte marcação pressão, o que assustava os adversário que em sua maioria optavam pela marcação de meia quadra.
Mas em um erro individual, levamos o gol com menos de 5 minutos de jogo, fomos para cima,finalizamos bastante, mas faltava competência para no mínimo igualar o marcador.
Faltando 3 segundos para acabar o primeiro tempo, sofremos o segundo gol, dessa vez de falta.
Na volta do intervalo pressionamos bastante a aguerrida equipe do PAYSANDU, que acuada em seu campo de defesa, tentava de todas as formas impedir que nossa bola entrasse em seu gol, a coisa era tão gritante que eu disse o seguinte:Esse jogo deixou de ser futsal e se transformou em tiro ao alvo, tamanha a quantidade de boladas que os jogadores do PAYSANDU estavam levando.
Mas o que vale é bola na rede, até fizemos o nosso primeiro gol e aumentamos ainda mais o que já era uma pressão terrível, jogo era todo dentro da área do adversário, mas em nova falha individual levamos o terceiro gol o que foi um ducha de agua fria.
Faltavam 6 minutos para terminar o jogo quando eu coloquei o gol-linha , mas infelizmente não surtiu o resultado esperado e no final 5 x 2 PAYSANDU.
Confesso que aquela noite foi difícil dormir,aquela tragédia aqui no rio, a derrota da forma como aconteceu, foram 60 chutes a gol 45 acertaram o gol e só conseguimos fazer dois gols, com um volume de jogo muito intenso, posse de bola toda nossa e mesmo assim não vencemos o jogo.
Era preciso mudar o panorama, era preciso ser forte para jogarmos a próxima partida aonde estava em jogo nossa classificação.

Sexta-feira 08/04, o dia da grande virada, fizemos uma reunião após o café da manhã com todos os integrantes da delegação, fizemos uma grande roda discutimos algumas situações, e ai veio o grande momento de nossa estadia em CAXIAS DO SUL, Januário começou a falar e ao lembrar da tragédia ocorrida um dia atrás, emocionou-se, as lágrimas vieram e um silencio tomou conta do local.
Paulinho nosso fisioterapeuta, pediu a palavra e disse que em toda sua vida esportiva, jamais tinha presenciado tal cena, Paulinho foi jogador profissional, jogou no fluminense, jogou com Rivaldo no grande time do MOGI-MIRIM, mesmo com toda essa experiência sucumbiu a emoção que tomou conta daquela reunião.
Luiz Carlos, até então sempre muito ranzinza, pediu amor, pediu que jogássemos a partida daquela tarde, com a mesma dedicação que ele LUIZ CARLOS, tinha com todo o projeto da TAÇA BRASIL.
LUIZ, confidenciou que para estar ali teve que deixar sua mãe uma senhora de idade cega, com uma pessoa e para tal estava pagando essa pessoa para que tomasse conta de sua querida mãe.
Ai amigos, não teve jeito, do diretor JANUÁRIO ao chefe da delegação SILTON, todos choraram sem exceção, um choro seguido de um silencio e após alguns minutos, nos abraçamos.
Ali conquistamos o título, aquela reunião nos deixou mais fortalecidos, não fomos passear, fomos buscar o título que o RIO DE JANEIRO, não conquistava a algum tempo.
Fomos para o jogo precisando da vitória a todo custo, não fomos brilhantes, mas fomos uma equipe competitiva e equilibrada, sem dar chances de gol ao TOP SPORT, fizemos 3 x 0 e nos classificamos para a semi-fina.
Mauricinho,chegou na sexta-feira a tarde da tarde encima do jogo, levou com ele a sorte que precisávamos
Alívio geral, nos classificamos em primeiro no grupo e iríamos medir força contra a equipe do DOM BOSCO/MS.

RECUPERAÇÃO DOS ATLETAS APÓS O JOGO

Sábado 09/04, dia da semi-final faríamos o segundo jogo, já que o primeiro seria entre TOP SPORT/RS X SANTA CRUZ/PE, acordamos as 08:horas e descemos direto para o café da manhã, diferentemente do dia anterior, aonde após o café tivemos uma reunião aonde discutimos, colocamos nosso ponto de vista e enfim, ao final todos se emocionaram com o discurso do JANUÁRIO, LUIZ E DO PAULINHO, foi um café da manhã tranquilo.
Resolvemos mudar a programação, que até aquele momento marcava treino para o ginásio, resolvemos que seria mais importante descansar, ou como eu costumava dizer, treino invisível.
Fomos no máximo dar uma leve caminhada no parque próximo ao hotel, retornamos para que os atletas pudessem fica concentrados e depois saímos para o almoço.
Após o almoço, retorno para o hotel aonde ficamos até as 14:30hs e partimos um pouco mais cedo para assistirmos o primeiro jogo da semi-final.
Jogão esse é o melhor adjetivo para a partida entre TOP SPORT/RS 2 X 3 SANTA CRUZ/PE, SANTA CRUZ NA FINAL.
Entramos com o apoio da torcida do TOP SPORT, já que a torcida do PAYSANDU, UIRAPURU, COLÉGIO MÓDULO E SANTA CRUZ, era toda para o DOM BOSCO.
Assim, como n partida anterior, não fomos brilhantes, mas fomos competitivos ao extremo, abrimos 2 x 0 sem dar chances de gol ao adversário.
Já no final do jogo, levamos um gol, mas já era tarde para qualquer reação do DOM BOSCO.
Estávamos na final.
Euforia total, não é sempre que se consegue chegar a uma final de TAÇA BRASIL.
Eu particularmente, comemorei de forma moderada, afinal, tínhamos que pensar na maneira de jogar contra a excelente equipe do SANTA CRUZ.
O jantar , foi bem tranquilo, os atletas estavam até bem relaxados, era hora de brincar.
Voltando para o hotel, PAULINHO como de costume fez um trabalho de recuperação com alguns atletas, enquanto a comissão técnica se reunia para traçar o plano de jogo para grande final.
Após assistirmos ao jogo do SANTA CRUZ, resolvemos que diferentemente dos outros jogos, quando marcamos encima, era o momento de recuar e tentar aproveitar os contra-ataques.
Essa estratégia, foi traçada encima das características do SANTA CRUZ e das condições físicas de nossa equipe.
Queríamos aproveitar , o fato do SANTA CRUZ ter pouca paciência com a posse de bola, sabíamos que isso poderia ocasionar em contra-ataques a nosso favor.
Fui dormir tarde da noite, fiquei no quarto batendo papo com SILTON, ALEXANDRE PACHECO E MAURICINHO, ai é resenha que não acaba mais.
ALAN, RHUAN E MAURÍCIO

Domingo 10/04 , dia da grande final, acordamos as 7:30hrs da manhã, ficamos no café até as 8:30hrs, ansiedade tomando conta de todos, saímos do hotel para o grande jogo as 8:50hrs.
Chegamos ao ginásio do belíssimo clube RECREIO DA JUVENTUDE as 9:00hrs.
Na preleção, lembramos cada momento que passamos juntos, tudo que fizemos para conseguirmos chegar até aquela final, tudo o que a diretoria (JANUÁRIO) fez, para pudéssemos jogar a TAÇA BRASIL, lembramos principalmente o quanto é duro perder, era preciso estar concentrado para cumprir a risca o que fora determinado pela comissão técnica.
Marcação na linha 3, diagonal fechada, cobertura em alerta constante, posse em velocidade usar e abusar dos movimentos combinados e principalmente aproveitar os contra-ataques.
Após todos da comissão técnica falarem, Januário cumprimenta um por um dos jogadores de forma carinhosa.
Após a tradicional reza, vem o momento que na minha opinião foi crucial para nossa vitória.
As equipes deveriam entrar uma ao lado da outra, mas antes de entrarem em quadra, nossa equipe resolve cantar de forma contagiante na cara do time adversário que fica olhando, meio que sem entender nada, olhos arregalados.
Alguns podem não acreditar, mas fez a diferença durante o jogo, nossa equipe mostrava mais disposição, mais vontade vontade, ganhava todas as bolas divididas.
A equipe do SNTA CRUZ, iniciou o jogo com mais posse, mas sem levar muito perigo ao nosso gol.
Após os 5 minutos iniciais e dois cartões amarelos, entramos no jogo, passamos a ter mais posse, passamos a criar mais chances de gol e a cada minuto que passava nossa equipe ficava mais confiante.
Até que, em uma jogada combinada fizemos o primeiro gol.
O SANTA CRUZ , sentiu e terminamos o primeiro tempo perdendo a chance de ampliar o placar.
No vestiário, pedi que eles tivessem inteligência com a posse para que não levássemos contra-ataques desnecessários e que continuassem com a postura de marcação do primeiro período de jogo.
Já a equipe do SANTA CRUZ, que até então estava marcando na sua quadra de defesa, resolveu surpreender e adiantou a sua primeira linha de marcação.
Logo no início do segundo tempo, roubamos a bola e em um contra-ataque mortal chegamos ao segundo gol, isso fez com que o adversário saísse para o jogo de forma um tanto desorganizada, afoita, tentado diminuir a todo custo.
Sendo assim, nos aproveitamos mais uma vez de um erro de passe e fizemos o terceiro gol, festa nas arquibancadas, o banco pulava, torcida do TOP SPORT, nos apoiando em uma festa linda.
Com 3x0 no placar, já era de se esperar que o SANTA CRUZ, optasse por colocar o goleiro -linha no jogo.
Bem postado na marcação, impedíamos que o SANTA CRUZ, chegasse ao nosso gol, o tempo passava e eles não conseguiam penetrar nossa marcação.
Os jogadores adversários, começaram a ficar nervosos, erravam em demasia e com isso nos proporcionava os contra-ataques que tanto queríamos.
Em mais um erro de passe, chegamos ao quarto gol, com 4x0 o goleiro do SANTA CRUZ ainda tentou arrumar confusão, espertamente, nosso jogador não revidou e somente o goleiro adversário levou o cartão vermelho.
Aquela altura, já era difícil segurar a euforia dos atletas no banco e em outra roubada de bola fechamos o placar.
Delírio total, festa, choro, enfim, éramos os campeões do BRASIL, era a coroação de um projeto audacioso que teve início em janeiro de 2010 com a parceria CASA DE ESPANHA/BOTAFOGO.
Ficamos sem quadra para treinar em 2010 por conta da perda do nosso ginásio, treinamos em quadras que irrisórias, perdemos nosso material de treino e jogo, mas nunca deixamos de acreditar em nossos sonhos.

AGRADECIMENTOS

Fica aqui o meus sinceros agradecimentos ao meus GRANDES AMIGOS JANUÁRIO e MAURÍCIO, foram as pessoas que acreditaram no meu potencial, ao meu grande AMIGO SILTON, que se fez presente em caxias do sul como chefe de delegação, mas sempre ao meu lado, conversando, opinando e torcendo como nunca.
Gostaria de agradecer minha comissão técnica, começo pelo MARCINHO, o cara que fez essa equipe correr como nunca, trabalhou intensamente ao meu lado desde janeiro, na minha humilde opinião MARCINHO e hoje o melhor preparador físico do RIO DE JANEIRO, ao ANDRÉ eu treinador de goleiros, e ao meu GRANDE AMIGO PAULINHO, a sua presença em nossa delegação foi preponderante para nossa conquista, mestre na fisioterapia, trabalhava na recuperação dos nossos atletas com muita competência, carinho e dedicação, agradecer ao RODRIGO NOSSO SUPERVISOR, pessoa extremamente competente, que aprendi a admirar ainda mais durante o período em que estivemos juntos nessa competição.
Não posso esquecer do LUIZ CARLOS, dedicado ao extremo, e foi no momento mais complicado de nossa equipe dentro da competição que ele se mostrou um ser humano digno de nossa admiração.
E para encerrar, gostaria de deixar registrado aqui o nome de cada guerreiro, o nome de cada jogador que esteve ao meu lado nessa inesquecível conquista:
GABRIEL,VINÍCIUS E RHUAM (GOLEIROS), LUCAS, FRANÇA, GUSTAVO E RAFAEL (FIXOS), IGOR MOTTA, MARCELINHO, GABRIELZINHO,ALLAN E MAYRON (ALAS),PABLO, ÍNDIO E PEDRINHO E BIBI (PIVÔS).
JANUÁRIO COSTA O GRANDE RESPONSÁVEL PELA CONQUISTA INÉDITA / CASA DE ESPANHA/BOTAFOGO F.R.