TAÇA BRASIL SUB-15/2011

TAÇA BRASIL SUB-15/2011
MUITO OBRIGADO OBRIGADO A TODOS!!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

SER TREINADOR - Tipos de Treinador
Partindo da frase, segundo a qual, oriento a minha "carreira" de treinador, julgo ser possível fazer o enquadramento necessário ao tema em questão:
" Em busca de um constante aperfeiçoamento..."
Considero que todos nós, salvo raríssimas excepções temos este objectivo como principal, no que a nós enquanto treinadores diz respeito.
Porém e partindo do sentido desta frase, há uma questão que se coloca:
" Existirá o Treinador Ideal ? "
Certamente não haverá, até porque nós (treinadores) somos seres humanos sujeitos aos problemas e dificuldades de qualquer tipo de pessoa.
Ultimamente temos assistido com a preciosa ajuda da comunicação social, à projecção de determinado tipo de treinadores, bem como o seu estilo.
Daí que não seja de estranhar o facto de haver por ai muitos "Mourinho's" entre outros.
Nós, os criadores de ilusões, temos que neste aspecto colocarmo-nos perante a realidade e ver que Mourinho só há um, cada um é como cada qual, sendo estas atitudes seguidistas muito prejudiciais para nós mesmos.
Senão vejamos, determinado sucesso que Treinador X tenha na equipa Y, nunca poderá ser transposto para o Treinador XPTO na equipa BETA, isto porque são realidades diferentes.
O apelo que aqui lanço, é que mais do que seguir determinado treinador/estilo, cada um de nós optasse pelo tipo de treinador, no qual se sente mais à vontade.
Por isso e de seguida irei abordar cada um desses tipos:
- Treinador Autoritário;
- Treinador Flexível;
- Treinador Condutor;
- Treinador Despreocupado;
- Treinador Formal ou Metódico;

Treinador Autoritário:
É um tipo de treinador que têm alguns condicionalismos, como por exemplo:
- o juízo que se faz de determinada situação poderá não ser o acertado;
- não vê outras soluções (autoritárias) possiveis para os problemas individuais ou colectivos.
Acredita piamente na disciplina, atribuindo a esta o facto de se ter ou não sucesso em determinada equipa/atleta.
Usa, regra geral, punições para reforçar a importância das regras, mas para que possa ser sempre justo nas suas acções. deverá reger-se sempre pelo mesmo nível, o que acontece é que este tipo de treinador não consegue efectivamente manter o mesmo nível e as mesmas decisões em relação a situações identicas, com intervenientes diferentes, tendo em conta que somos seres humanos e não conseguimos orientar sempre pela mesma bitola.
Ao invés do que se pretende que seja um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assente sempre em reforços/estímulos positivos, este tipo de treinador utiliza a ameaça como elemento motivador;

Treinador Flexível:
Comparativamente com o tipo de treinador anterior, é agradável para com todos os que o rodeiam e a preocupação com o bem estar destes, é a nota dominante.
No entanto faz-se respeitar, não através de um ambiente autoritário, mas através da clara definição de papeis com os restantes elementos do grupo, assim com o espaço destes.
É mais popular e sociável.
Gosta e tem aptência pelo bom relacionamento com os que o rodeiam, usa reforços/estímulos positivos, no processo de ensino-aprendizagem.

Treinador Condutor:
Se comparássemos ao Treinador Autoritário, as diferenças seriam poucas.
Atribui muita importância à disciplina, só que é menos punitivo e mais emocional, em relação ao autoritário.
Está frequentemente preocupado com a forma como os exercicios/treinos se desenrolam, porque mais do que confiar nas suas capacidades e no desenrolar imprevisivel do treino, preocupa-se em que as coisas se processem como ele planeou e principalmente segundo a forma que ele pensou, pois ao sair um pouco da rígidez e inflexibilidade imposta por ele, há situações de conflito permanente e consequente punição. Unicamente por não ser como ele pretende que seja...
Encontra em si o exemplo ideal para que os atletas o sigam para atingirem os objectivos a que se propuseram.

Treinador Despreocupado:
É totalmente o oposto do treinador autoritário. Parece não sofrer qualquer tipo de pressão/problema. Tudo não é mais do que um desporto interessante, no qual tem prazer em ganhar, mas não vive com essa obsessão.
Em determinados momentos, parece não levar as coisas à séria, não fica nervoso nem sob stress, em situações francamente desconfortáveis/desfavoráveis.
Transmite aos que o rodeiam que tudo está bem e sobre controlo.

Treinador Metódico:
É o tipo de treinador que mais nos deparamos nas modalidades desportivas.
A vontade de aprender e evoluir é tanto maior quanto o desejo de ter um percursso de sucesso neste mundo Desportivo.
É um pouco egoósta e ao contrário do que acontece com muitos treinadores, não tem uma postura arrogante e superior sobre os outros, isto é, admite que não sabe tudo, e que não terá resposta para tudo, mas uma certeza podemos ter, é que irá fazer tudo quanto puder para solucionar este tipo de situações.
Mais do que saber só a teoria, preocupa-se em verificar a viabilidade ou não da aplicação de muitas das teorias que estudou e aprecia, facto este que só o benifícia enquanto treinador, assim como os atletas, tendo em conta o progressivo aumento da qualidade dos seus treinos.
Como o treino está a tornar-se cada vez mais uma ciência exacta, procura informar-se de todas as formas possíveis sobre a evolução do mesmo.
É este espírito de iniciativa/aprendizagem uma das caracteristicas a reter deste tipo de treinador.
É um tipo de treinador muito lógico, dentro do que se pretende concentrar, é frio nas relações pessoais, possui um alto nível intelectual, é pragmático e preserverante.

Em suma...
Após estas pequenas caracterizações, forçosamente nos colocamos perante duas questões:
" Afinal existe ou não um tipo de treinador ideal? "
" Que tipo de treinador sou eu?"

http://www.treinar-treinador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário